O que aconteceu com a Igreja após o Concílio Vaticano II?

Compartilhar
Incorporar
  • Publicado em 18 Jul 2018
  • Diminuição na frequência às Missas e aos sacramentos, conventos e seminários esvaziados, famílias católicas desestruturadas… “Pensamos”, lamentava o Papa Paulo VI, “que após o Concílio viria um dia de sol para a história da Igreja; em vez disso, deparamo-nos com novas tempestades.”
    À luz de tudo o que aconteceu, e ainda está acontecendo, o que é possível dizer a respeito do Magistério do Concílio Vaticano II: bit.ly/2KZqNst?

Comentários • 449

  • i Love crafts
    i Love crafts 5 dias atrás

    As consequências do Concilio Vaticano II mostram a destituição SATANISTA MAÇONICA dentro da Igreja! Infelizmente!

  • Ellen Rissa
    Ellen Rissa 7 dias atrás +1

    A força da verdade derruba qualquer barreira! Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida 🙏✝❤

  • Girleide Maria
    Girleide Maria 21 dia atrás

    Como os católicos estão sendo sedevacantistas, isso é uma absurdo, o padre conduzindo pra fora da igreja

  • Adriano Martin
    Adriano Martin 26 dias atrás

    O numero de jovens procurando viver a tradição vem crescendo no mundo inteiro. É bonito de se ver, vamos restaurar a tradição, se Deus quiser.

  • Nat -
    Nat - Mês atrás +1

    Mas os sacramentos ainda são válidos? Ainda adianta tomar a hóstia e se confessar ao padre?

    • Nat -
      Nat - Mês atrás

      Alguem responde aí

  • Nat -
    Nat - Mês atrás

    Padre, fala sobre a conspiração da "irmã lúcia impostora"

  • Kristy  Arquivo Virtual

    Eu só não entendo pq o Padre Paulo nao segue a linha Tradicional e deixa a Roma modernista. Ele segue o CVII e a Missa Nova. Pq????

  • Vitor Ribeiro
    Vitor Ribeiro 2 meses atrás

    eu ainda o verei, padre Paulo, com um báculo nas mãos e uma mitra na cabeça............

  • Eva
    Eva 2 meses atrás

    Deus há-de fazer justiça a Monsenhor Lefebvre face a todo o desprezo que recebe quer de inimigos quer de amigos de Cristo. A glória de cada um está em Deus e ele é uma luz e força da Igreja cujo mérito Deus reserva para Si.

  • Leonardo Vieira
    Leonardo Vieira 2 meses atrás

    Jesus morto no calvário. Tudo parecia acabado aos de pouca fé. A Virgem Maria, nos momentos de maior dor, silenciou e creu. O Espírito Santo não conduz a Sua Igreja? Algo falta à Esposa de Cristo? E não é pela morte na cruz que a salvação nos vêm? Há grande bem por traz do (aparente) mal, irmãos! Miremos na Virgem Mãe de Deus!

  • Refletindo Refletindo
    Refletindo Refletindo 2 meses atrás

    Excelente reflexão!
    ------------------------------------------------------------------------------------------------
    Fidelidade a toda prova
    "Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice. Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais; vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa. Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria. Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz. Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada? Pois Deus é cheio de bondade e de misericórdia, ele perdoa os pecados no dia da aflição. Ele é o protetor de todos os que verdadeiramente o procuram. Ai do coração fingido, dos lábios perversos, das mãos malfazejas, do pecador que leva na terra uma vida de duplicidade; ai dos corações tímidos que não confiam em Deus, e que Deus, por essa razão, não protege; ai daqueles que perderam a paciência, que saíram do caminho reto, e se transviaram nos maus caminhos. Que farão eles quando o Senhor começar o exame? Aqueles que temem ao Senhor não são incrédulos à sua palavra, e os que o amam permanecem em sua vereda. Aqueles que temem ao Senhor procuram agradar-lhe, aqueles que o amam satisfazem-se na sua lei. Aqueles que temem ao Senhor preparam o coração, santificam suas almas na presença dele. Aqueles que temem ao Senhor guardam os seus mandamentos, têm paciência até que ele lance os olhos sobre eles, dizendo: Se não fizermos penitência, cairemos nas mãos do Senhor, e não nas mãos dos homens, pois a misericórdia dele está na medida de sua grandeza" (Eclo 2, 1-23).

  • jorgelfpinto
    jorgelfpinto 3 meses atrás

    gostos de sua vídeos. este em particular não foi nada bom. o concílio Vaticano ii auxiliou a igreja no inverno. a igreja no período de São João xxiii fez muito pela Igreja. abriu caminho para a derrubada da urss . o remédio do diálogo liberou monsenhor slypii de um campo de concentração na urss. o anatema o mataria. São João xxiii trocou saudações com Atenagoras e abriu caminho para a suspensão das excomunhoes de 1054 costurando a túnica de nosso senhor. Eu pergunto o concílio não é fruto do magistério? eu não ouso entrar no merecimento de questionar um concílio pois isso é um risco de acéfalia. As desventuras da década de 60 seriam mais sofridas. Quanto a guerra assimétrica citada ... aceito a cruz e abomino a espada esta é nossa real força. pergunto só senhor porque sao João xxiii nao é mencionado no vídeo? quando a igreja eleva alguém a condição de santo chama lo de santo nao é uma determinação para a igreja universal. que o Senhor abençoe o vosso sacerdócio com os muitos frutos. em ΙΣΧΣ

  • Marcelino Pachuczki
    Marcelino Pachuczki 3 meses atrás +2

    Depois de ler "O Concílio Vaticano II - Uma História nunca escrita" de Roberto de Matteo, "O derradeiro combate do demônio" do Pe Paul Kramer, "Pedro, tu me amas?" de Daniel Leroux, "Liberdade religiosa e estado católico" e tantos outros posso dizer que fica impossível engolir essa história de o CVII foi bom.

  • Marcelino Pachuczki
    Marcelino Pachuczki 3 meses atrás +2

    Concilio Vaticano II, a maior desgraca que ja se abateu sobre a Igreja!

  • Dixie Doctor
    Dixie Doctor 3 meses atrás +1

    Eu tenho um livrinho chamado: Defendei a Igreja Católica, neste livro é denunciado um plano subversivo de infiltração e destruição da igreja por dentro modificando-a completamente ao ponto de torna-la outra Igreja

  • jose rubens rodrigues
    jose rubens rodrigues 3 meses atrás

    Ao examinarmos as Escrituras Sagradas chega-se facilmente a conclusão que a igreja católica apostólica romana não segue a doutrina dos apóstolos de Cristo mas sim as diretrizes dos seus papas e seus concílios.Ora;se ela é católica ou universal não poderia ser Romana e também ela não é apostólica porque quanto a doutrina dos apóstolos deixa muito a desejar.

  • fabio gulo
    fabio gulo 3 meses atrás

    a igreja católica era pura mais quando se misturou com Império Romano virou num paganismo.

  • Marisa Berkembrock
    Marisa Berkembrock 3 meses atrás +1

    Ahhhh padre quão bem vc nos faz, estou quase desingrejada no mundo dos homens mas ingrejada com Jesus Cristo e nosso Pai, porque tá difícil engolir a teologia da libertação 😣😖😦

  • George
    George 3 meses atrás

    Eu me afastei da ICAR, da igreja "física" , por causa da moral relativista. Não sabia o que era certo e minha mente ficava confusa. Sempre quis entender por que ninguém possuía o menor cuidado com o que acreditava. Tinha gente que ia pra missa do domingo depois que enchia a cara de bebida em churrasco e ainda participava de leituras da liturgia. Homossexuais "declarados" que exerciam pastorais, um padre que tinha amante e todo mundo falava. Uma igreja que não combate os maus vícios, os comportamento errados, a moral relativista me deixou sem fé. Tentei ir pras seitas protestantes, apesar de viverem a moral muito melhor de que nós, suas doutrinas errôneas e o abandono da tradição cristã, não permitiram que ficasse nessas igrejas. Hoje sou desigrejado e vivo a fé em casa.. O que os olhos não vêem o coração não sente.

    • Yuri Matheus
      Yuri Matheus 2 meses atrás

      padrepauloricardo.org/blog/a-desgracada-descendencia-de-judas

  • Zenir Rodrigues
    Zenir Rodrigues 3 meses atrás

    Excelente reflexão Pe.Paulo
    podem me chamar conservadora ultrapassada radical e tradicionalista mas vou continuar nesse cominho que tão sabiamente o Senhor constatou na prática
    O seu sita seus ensinamentos e seus cursos só nos tem ajudado e sendo um porto seguro pra todos nós!!!!

  • Rosangela Oliveira
    Rosangela Oliveira 3 meses atrás

    LEMBRAI-VOS DA PAIXÂO DE JeSUS!!!NOSSA SENHORA DE GARABANDAL!!!

  • José Felipe j g
    José Felipe j g 3 meses atrás +1

    A Igreja é o corpo de Cristo e Cristo é o mesmo ontem hoje e sempre

  • José Felipe j g
    José Felipe j g 3 meses atrás +1

    A Igreja não deve mudar por causa do homem,mas sim o homem por causa da igreja!

  • Louvores Gospel
    Louvores Gospel 3 meses atrás

    Amem!
    Estou se sentido em paz

  • Cesar Lavrador
    Cesar Lavrador 3 meses atrás

    Obrigado!

  • Matheus Heleno
    Matheus Heleno 3 meses atrás

    Esse padre Daria um ótimo papa.

  • Luciano Perim
    Luciano Perim 3 meses atrás

    Aula histórica.

  • Alvaro
    Alvaro 3 meses atrás

    E a coisa mais clara que já ouvi sobre o Concílio Vaticano II.

  • covertidos por Maria Silvia

    AMO SUAS PALAVRAS DE CATEQUESE ME FAZ SEGUIR ADIANTE COM DEUS. .E TER CETEZA DE QUE EU ESTOU NO CAMINHO CERTO. .REZO PELO O SENHOR E PELOS PADRES Q AMAM A DEUS DE VERDADE. .COMO O SENHOR DISSE SOBRE A EUROPA SOBRE A QUESTÃO DE TER FILHOS..VERDADE EY MORO EM PORTUGAL A 10 ANOS...E PERCEBO Q AS PESSOAS QYEREM FAZER UMA FAMILIA SEM FILHOS...AQUI AS PESSOAS N SE CASAM. ..SE JUNTAM.... .POR ISSO EM UMA DECISÃO...DE RESPEITO A MEU CORPO E A DEUS...RESOLVI. ..NÃO QUERER MAIS HOMEM NA MUNHA VIDA.....ENTREGUEI A B NHA DECISÃO NAS MÃOS DE MARIA..E.ME.CONSAGREI A ELA. ..EU N SEI SE OS MEUS PLANOS É OS PLANOS DE DEUS...MAIS PARA NÃO SUJAR MAIS MEU CORPO MINHA ALMA.....ESTOU MUITO BEM COM AMINHA DECISÃO...PEÇO A.MARIA Q ME DER TODOS OA DIAS...A MINHA CASTIDADE....E FÉ PARA TODOS OS DIAS. ..DESEJAR SE DE MARIA...E DE.JESUS....QUE NOSSA SENHORA ME DER CADA DIA FORÇAS P SEGUIR ESTA VONTADE E ESTE DESEJO...DE SER DELA E JESUS.....ESTOU AGORA EM PAZ COM DEUS...TENHO UMA CERTEZA NO MEU CORAÇÃO..E.LHE DIGO. ..TOMAR UMA DECISAO DESTA...É. PARA OS FORTES...E PROMETER A MARIA. MEU CORPO..ME DAR FORCA. PRA ESTAR MAIS PERTO DE JESUS....QUE NOSSA SENHORA ME AJUDE TODOS OS DIAS.NESSA BARALHA CONTRA O DEMÔNIO.....SINTO E PERCEBO VIEMENTE...Q ELE POR TODOS OS LADOS. USA SUAS ARTIMANHAS PRA NOS TIRAR DO NOSSO CAMINHO....MAIS TERNHO UMA ARMA ATÔMICA NA.MINHA VIDA... O TERÇO.......QUE REZO TODOS DIAS.....E UMA FRASE QUE SENHOR DISSE EM SUAS CATEQUESES...EU NÃO ESQUEÇO NUNCA....
    ONDE O SENHOR DIZ:
    NÃO. PODEMOS DAR FÉRIAS PRA DEUS....E É ISSO Q FAÇO...AS MINHAS ORAÇÕES. ..TODOS DIAS...AO DEITAR ANTES DE DORMIR. ...A NINHA.MISSA AOS DOMINGOS...UMA.CONFISSÃO TODOS MÊS. ....É ESTA ALIMENTAÇÃO DA MINHA VIDA E DO MEI DIA A DIA...OBRIGADA PELAS PALAVRAS..POR AJUDAR A NOS DIRECIONAR..P MAIS PERTO DE MARIA E DE JESUS...UM GRANDE ABRAÇO DE PORTUGAL.....

  • Rodrigo Antônio Silva
    Rodrigo Antônio Silva 3 meses atrás +1

    Minha vida mudou quando conheci o catolicismo tradicional, a obra de D. Lefebvre e a Fraternidade São Pio X. Como diz Nosso Senhor, "a Verdade vos libertará". O tempo fará justiça a D. Lefebvre, assim como fez com Santo Atanásio. Sem a Tradição e o Magistério, a fé se corrompe e desmorona; ora, a raiz da palavra tradição é justamente a transmissão de ensinamentos através do tempo, o que sempre fez a Igreja como Mãe e Mestra. Se ainda existe catolicismo autêntico deve-se ao fato de haver pessoas fiéis à Sagrada Tradição. O que falta ao Pe. Paulo, com todo o respeito, é reconhecer que a mentalidade do clero à época do CVII era [bastante] progressista (isto já era alertado por São Pio X no início do século XX), a ponto de o próprio Papa Paulo VI declarar que "a fumaça de Satanás entrou na Igreja". Recomendo a leitura do livro "Catecismo Católico da Crise na Igreja", que mostra com detalhes toda a infiltração protestante e maçônica, que conduziu a Igreja [conciliar] ao abismo do falso ecumenismo, da liberdade religiosa, do liberalismo e da apostasia. Ainda que sejamos reduzidos a um punhado de pessoas, creio firmemente nas palavras de Jesus e digo com toda a fé que "as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

  • ELizabenha nascimento
    ELizabenha nascimento 3 meses atrás

    eu creio a igreja voltara ao seus principios

  • kleber povoacao
    kleber povoacao 3 meses atrás

    quem é aquele ali sentado com as 2 maos no rosto ?

  • Anderson Lara
    Anderson Lara 3 meses atrás

    Louvado seja Deus pela sua vida Pe. Paulo Ricardo!

  • Adelso Gonçalo dos Santos Gonçalo

    Concordo plenamente com os argumentos do Pe. Paulo Ricardo.

  • Daniella Maria
    Daniella Maria 3 meses atrás

    Muita gente preguiçosa de aprender, mas rápida em formar opinião. Alguns comentários refletem achismos de quem simplesmente não viu este maravilhoso vídeo.
    Pe. Paulo Ricardo por esta aula promove verdade, paz e esperança, um verdadeiro energético espiritual em meio ao tantas coisas ruins.

  • Marcos Jesus
    Marcos Jesus 3 meses atrás +1

    Por que a terceira parte da Mensagem de Fátima não foi revelada em 1960 como pediu irmã Lucia? Obviamente porque alertava sobre a grande apostasia na Igreja. Todos foram silenciados e deram marcha ao projeto que destruiu a Igreja. Ainda temos a alegria de manter as tradições porque a geração pré-conciliar ainda vive, mas e daqui pra frente? Esse mundo cada vez mais descristianizado, relativismo, marxismo, etc. Aonde vamos parar? Mas nós sabemos que ELE não perde o controle de nada e está no comando da barca.

  • Captação de Recursos
    Captação de Recursos 3 meses atrás

    Ótimo vídeo! CHEGA DE RELATIVISMO!
    brclip.com/video/QOUnjKh7iQc/video.html&t=160s

  • Eric Ferreira
    Eric Ferreira 3 meses atrás

    O padre da minha paróquia disse que o mundo mudou e que a Igreja deve mudar tb. Achei muito triste isso. A Igreja é a mesma de sempre e assim deveria permanecer até a vinda de Cristo.

  • Jaíres Santos
    Jaíres Santos 3 meses atrás

    Deus te abençoe padre, ninguem e nenhum padre prega isso em suas omilias

  • Rodrigo Oliveira
    Rodrigo Oliveira 3 meses atrás

    Bom dia. Padre Paulo Ricardo. Cada hora uma compreensão diferente? Pelo menos é o que da entender, da sua precensa no PHN . A pedagia muda ? A ação pastoral da renovação carismática veio Depois do concílio Vaticano ll. E daí?
    Da pra entende? Me perdoe eu não

  • Breno Padilha Jacomelli Ventura

    Louvado seja Deus! Gostaria de deixar meu testemunho, eu sou da RCC e eu defendo com muita fé e amor o magistério da igreja, que é único e perfeito, e muito disso aprendi na própria RCC e aprendo muito com o Padre Paulo Ricardo. E nós que temos essa consciência possamos corrigir aqueles que precisam de correção!

  • Rodrigo Oliveira
    Rodrigo Oliveira 3 meses atrás

    Padre Paulo Ricardo foi muito esclarecedora sua reflexão, só um detalhe. Todos os irmãos e irmãs em Cristo, que conheci desta visão. Tiverem péssimas ações. Tanto de discriminar. Até de heresia puras. Muitos poucos e raros casos de pessoas como, equilíbrio e condição de dar bom exemplos para ensinar e evangelizar. E digo. A igreja católica é a mesma. E se houve erros foi de pessoas. E tradicionais erram também. Só que tem um erro pior. O senhor sabe muito bem.

  • Lídia Maria Barcha Giroldo dos Santos

    Simplesmente fantástico! Extremamente claro!

  • Maria Nazarena Lima
    Maria Nazarena Lima 3 meses atrás

    graças a Deus, que às portas do inferno nunca prevalecerá contra ela. Por isso nunca trocarei minha fé por outra fé, levado Seja nosso senhor Jesus Cristo. ...

  • Estrategista do Bonoro
    Estrategista do Bonoro 3 meses atrás +5

    Faço uma pergunta de leigo sem maldade ou ser crucificado por isso, por que o CVII tem características FORTíSSIMAS com a Prostituta da Babilónia profetizada em Apocalipse? Semelhanças que assustam até! Se o apocalipse realmente estiver relatando os dias atuais, o que tá escrito ali bate fortemente com o CVII. É errado eu querer só seguir a Santa Igreja Tradicional?
    (Obs: É uma pergunta de católico para católico, não venha protestante atacar a Igreja católica)

    • Júnior Pires
      Júnior Pires 3 meses atrás +1

      O estrategista Não existe erro em buscar a verdade. Esta passagem do apocalipse foi bem em cima do CVII. Como o padre falou temos que esperar a conversão e pode demorar mais a nossa igreja católica triunfara.

    • Natália Calado
      Natália Calado 3 meses atrás

      O estrategista a igreja tradicional é a única católica, esses modernistas não o são.

  • André Henrique
    André Henrique 3 meses atrás

    Creio que seja verdadeiramente necessário um novo Concílio que reafirmasse nossa identidade de CATÓLICOS. Nos tornamos crentes bastante abstratos, somos obrigados a aceitar e concordar com tudo.

  • Celina Vieira
    Celina Vieira 3 meses atrás

    Pe perenealista de Odalisco, coisa ruim, vade retro, satanas

  • Renato Jr
    Renato Jr 3 meses atrás

    Vou até fazer o download desse vídeo! Bendito seja Deus!

  • Isaias Alves
    Isaias Alves 3 meses atrás

    "Está ruim e ainda vai piorar, não sei se em vida"
    R:
    No que depender de nós, será em vida, acredite.

  • Eduardo T.S.
    Eduardo T.S. 3 meses atrás

    A FSSPX está guardando a Fé Católica e é uma referência para quem quer continuar católico.

  • TRABALHADORES DA LUZ
    TRABALHADORES DA LUZ 3 meses atrás

    PEÇO À DEUS MUITA FORÇA PARA OS VERDADEIROS PADRES

  • Marcio Alves
    Marcio Alves 4 meses atrás

    Parabéns padre o senhor falou que muitos têm medo de falar.

  • Dixie Doctor
    Dixie Doctor 4 meses atrás

    Exatamente Padre Paulo, eu e minha esposa somos testemunhas ! Eu era protestante adventista do sétimo dia minha esposa de uma outra denominação protestante, e como protestante eu sempre sentia um vazio por ter uma fé vazia, sem razão de ser, materialista, egocêntrica acabei ficando ateu e ela deixou de ir a denominação que frequentava! Eu segui minha vida então de estudos, faculdade e tal mas nunca perdi no fundo aquela faísca do amor de Cristo no meu coração que só foi se tornar chama pela primeira vez, quando tive que me aprofundar estudando história e resolvi deixar de lado todos aqueles conceitos falsos que eu tinha aprendido sobre a Igreja Católica com os adventistas, o resultado foi que na tradição da Igreja com todo seu amor radical, com todo arcabouço espiritual, cultural, de uma radicalidade de um ser Cristão, de uma sociedade legitimamente Crista como antes etc... Posso afirmar claramente que a tradição da Igreja transmitida com radicalidade, com amor invencível à verdade foi o que nos salvou ! E nem eu nem minha esposa concordamos com esse jeito de passar a mão na cabeça que a Igreja tem hoje, inclusive passando a imagem de ser leniente ao pecado, de ser complacente com erros... e isso nós vemos claramente onde tem a RCC, outro dia fui numa missa aqui na zsul de sp fiquei atônito com o que vi, uma missa parecendo mais um culto da assembléia, algo que nós jovens sérios e Cristãos repudiamos, achamos feio, e secular !

  • Vitor CostaLima
    Vitor CostaLima 4 meses atrás

    E Deus é o Senhor da História!

  • Lurdes  Ferreira
    Lurdes Ferreira 4 meses atrás

    Bem vindo a Portugal..Sua Benção Padre 🌹🌹🌹🌹🌹🌹

  • Diza Ozores
    Diza Ozores 4 meses atrás

    Padre, estou curiosa... Que imagem é esta atrás de si que esconde os olhos com as mãos? Procurei no google, mas não achei.

  • Quelminho Chaveh
    Quelminho Chaveh 4 meses atrás

    Muito obrigado Padre Paulo Ricardo por esta aula que nos enriquece de conhecimento.

  • Juliana Pedroso
    Juliana Pedroso 4 meses atrás +1

    Deus vai salvar a sua igreja custe o que custar

  • Gonzalo Velasco C.
    Gonzalo Velasco C. 4 meses atrás

    Se hoje tudo fosse em Latim, por ex., a Igreja não atrairia quase ninguém. Há outras revoluções, materialismo, consumismo, neoliberalismo, neofascismo... Creio que a culpa não é do CV2.

  • Antônio José Rodgero Amaro

    Sou feliz de o senhor padre, ter me direcionado ao Professor Olavo de Carvalho. Nossa Senhora nos guarde!

  • Guerreiros da Nação!
    Guerreiros da Nação! 4 meses atrás

    Vamos honrar verdadeiramente o Cristo em nós até os últimos tempos. Porém, o futuro à Deus pertence.👐

  • Leonardo D. Pinheiro
    Leonardo D. Pinheiro 4 meses atrás +1

    Sola Scriptura.

  • Marluce Almeida
    Marluce Almeida 4 meses atrás

    Meu Deus!!! E o que fazer nós, que amamos a Igreja.

  • Jefferson Mello
    Jefferson Mello 4 meses atrás

    "Por alguma brecha a fumaça de Satanás entrou no templo de Deus: existe a dúvida, a incerteza, a problemática, a inquietação, o confronto. Não se tem mais confiança na Igreja; põe-se confiança no primeiro profeta profano que nos vem falar em algum jornal ou em algum movimento social, para recorrer a ele pedindo-lhe se ele tem a fórmula da verdadeira vida. E não advertimos, em vez disso, sermos nós os donos e os mestres [dessa fórmula]. Entrou a dúvida nas nossas consciências, e entrou pelas janelas que deviam em vez disso, serem abertas à luz [...] Também na Igreja reina este estado de incerteza. Acreditava-se que, depois do Concílio, viria um dia de sol para a história da Igreja. Em vez disso, veio um dia de nuvens, de tempestade, de escuridão, de busca, de incerteza. Pregamos o ecumenismo, e nos distanciamos sempre mais dos outros. Procuramos cavar abismos em vez de aterrá-los. Como aconteceu isso ? Confiamo-vos um Nosso Pensamento: houve a intervenção de um poder adverso. Seu nome é o Diabo" (Papa Paulo VI. Discurso em 29 de Junho de 1972).
    w2.vatican.va/content/paul-vi/it/homilies/1972/documents/hf_p-vi_hom_19720629.html

  • Leandro
    Leandro 4 meses atrás

    Simplesmente os comunistas tomaram a Igreja.

  • fabio gulo
    fabio gulo 4 meses atrás

    A igreja católica tinha o latim nas missas as escrituras pôr quê manter-se o povo na ignorância era melhor de dominar o mundo foi o que fizeram durante séculos até as reformas mantendo as escrituras em segredo mantinha o povo na segueira espiritual por isso era tudo em latim na idade média ninguém entendia bosta nenhuma.

  • Reda Y. S.
    Reda Y. S. 4 meses atrás

    Padre Paulo Ricardo, eu sou um dos se converteram com a sua pregação e suas aulas.
    Mas também pergunto: por que a Igreja Católica não faz outro concílio para inverter os efeitos do concílio Vaticano II?... não dá pra entender....

    • Gabriel Luan Paixão Mota
      Gabriel Luan Paixão Mota 4 meses atrás

      Leia novamente o que escrevi e faça a correta interpretação do que eu disse.

    • Reda Y. S.
      Reda Y. S. 4 meses atrás

      Gabriel Luan Paixão Mota
      Não creio nisso. Seria sim necessário outro concílio com outro propósito! Você está chovendo no molhado ...o concílio Vaticano II simplesmente não deu certo.

    • Gabriel Luan Paixão Mota
      Gabriel Luan Paixão Mota 4 meses atrás

      Não é possível anular o Concílio Vaticano II. O padre sequer cogitou isso. O Concílio não pregou nenhuma doutrina herética, mas sim a mesma doutrina católica. O que o padre está a afirmar é que o que há de pastoral no concílio não deu certo. Mas o que há de pastoral no Concílio não vincula, logo não precisa anular nada.

  • Cll Lima
    Cll Lima 4 meses atrás

    Cada dia mais admiro a sabedoria do Padre Paulo 🙏👪🙏 que Deus o capacite cada vez mais. Me enchi de emoção e esperança💖

  • Silvia Aparecida da Silva
    Silvia Aparecida da Silva 4 meses atrás +1

    Após saber da nova investida do maligno contra a família a aceitação da pedofilia pedindo para serem incluídos na ideologia lgbtp e com isso me deu um grande desespero 😩 ouvi - lo padre me da paz e força para lutar . Não vou temer , não aceitarei mais este absurdo

  • Awesome Endeavor
    Awesome Endeavor 4 meses atrás +3

    Conheço padres , freis e freiras que não sabem coisas fundamentais do catecismo e que, ouvindo-as , atacam-nas bem como àqueles que as anunciam.

  • Aline Da Silva
    Aline Da Silva 4 meses atrás +12

    Os sacerdotes não querem contrariar as pessoas mas desobedecem à DEUS.

  • Rosemere de Lima
    Rosemere de Lima 4 meses atrás

    Concordo plenamente com o padre esse negocio de ficar alisando a cabeça de quem está errado é uma desgraça

  • Marcos Jesus
    Marcos Jesus 4 meses atrás +3

    E a cereja do bolo, desse circo que fizeram a Igreja, foi a canonização de João XXIII, um papa ligado ao comunismo e maçonaria. Esse Concílio injetou um vírus que está matando aos poucos a Igreja. Somente Deus e com nossas orações para deter a peste marxista que se penetrou nos corações dos fiéis católicos.

    • Marcio Oliveira
      Marcio Oliveira 4 meses atrás +2

      Gabriel Luan Paixão Mota Estimado, Gabriel. Faço apenas uma pequena observação sobre seu comentário.
      A Igreja até hoje ainda não se manifestou de maneira dogmática e definitiva acerca da infalibilidade das canonizações. Esse tema tem sido objeto de debate já há alguns séculos e grandes doutores da Igreja têm posições divergentes acerca da falibilidade ou infalibilidade papal nas canonizações. O que Santo Tomás de Aquino afirmou sobre esse tema foi que considerar a declaração de santos como parte do Magistério Infalível é uma "crença piedosa" ("pie creditur"), e que essa crença se enraiza na virtude da piedade, parte da virtude cardinal da justiça, por meio da qual se deve dar assentimeno filial as ações de um pai ou de uma mãe. Neste caso, do Santo Padre que engaja sua autoridade ao declarar a beatitude eterna de uma alma.
      Da mesma forma, o Cardeal Ratzinger, como Prefeito da CDF, usando de sua autoridade de teólogo, escrevia em uma Nota Doutrinal ilustrativa ao documento "Ad tuendam Fidei" (documento que esclarece o caráter magisterial das proclamações papais) a seguinte passagem: "Entre as verdades relacionadas com a Revelação por necessidade histórica, que devem ser aceitas de modo definitivo, mas que porém não podem ser declaradas como divinamente reveladas, se pode indicar, por exemplo, (...) a canonização dos santos". Posteriormente, o próprio Cardeal Ratzinger declara sobre esse documento: "Estava-se de acordo que esse texto não deveria ostentar uma condição vinculante própria, senão que ofereceria somente uma ajuda para a interpretação. (...) Não há nada de vinculativo neste texto".
      Acerca da questão de se recorrer ou prestar culto a uma pessoa que não está no Céu, Mons. Gherardini, um dos teólogos mais prestigiados, especialmente, pela Cúria Romana na época do Papa Bento XVI, esclarece essa questão ensinando que Deus pode, por seu poder e bondade, aproveitar as orações dos fiéis destinadas a uma alma que se acredita estar no Céu, embora na verdade, pelo menos ainda, não esteja, para o benefício de outras almas, de maneira que essas orações feitas por uma alma que se acredita estar no Céu, e que de fato não estaria, não sejam em vão. O pecado está sempre na vontade, se uma pessoa reza para uma pessoa que já morreu acreditando que essa pessoa está no Céu, porque a Igreja assim proclamou, quando na verdade não está (assumindo que as canonizações não são infalíveis), mas a pessoa sinceramente acredita que a alma da pessoa em questão está no Céu porque o Papa assim proclamou, não estará pecando. Isso é diferente de uma pessoa cuja disposição de rezar para um morto é a da crença de que pode se comunicar com os mortos ou que os mortos tornam-de divindades após a sua morte. As disposições em cada caso são completamente distintas. Também o mesmo teólogo afirma que embora Trento tenha definido a obrigatoriedade de cultuar os santos, não proclama que o poder da Igreja para as declarações acerca das canonizações seja infalível. E que a Comunhão dos Santos contida no Credo não se refere só aos canonizados (Mons. Brunero Gherardini. Su canonizzazione e infallibilità. Fonte: Chiesa viva, 2003).
      É bom deixar claro, contudo, que faz parte da fé católica a veneração e o culto aos santos, o que é extremamente salutar como estabelece o art. 1186 do CDC "Para fomentar a santificação do povo de Deus, a Igreja recomenda à veneração peculiar e filial dos fiéis a Bem-aventurada sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, que Jesus Cristo constituiu Mãe de todos os homens, e promove o verdadeiro e autêntico culto dos outros Santos, com cujo exemplo os fiéis se edificam e de cuja intercessão se valem". E que quando a Igreja declara alguém santo, deve-se, em princípio, reconhecer e prestar o culto devido e não duvidar dessa proclamação. Os teólogos que defendem a não infalibilidade das canonizações afirmam, porém, que somente se pode recusar o culto devido a um santo proclamado se se tomar conhecimento de algum aspecto da vida da pessoa em questão que tenha contrariado objetivamente algum aspecto da fé católica. Por exemplo, reconhecer como santo alguém que publicamente promoveu e encorajou o ecumenismo de matriz modernista é mais complicado... Embora a maioria dos teólogos seja a favor do argumento da infalibilidade, o fato é que, enquanto a Igreja não se pronunciar de maneira infalível acerca dessa questão, é lícito ao católico também poder tomar a posição que defende ser falível as canonizações. Essa posição ajudaria a diminuir a confusão de muitos fiéis acerca de algumas canonizações um tanto "estranhas" fruto das inúmeras proclamações feitas desde 1983 para cá e cujo processo acabou por simplificar-se bastante.
      Caso se interesse, há dois estudos muito interessantes de dois teólogos (Mons. Gherardini e Pe. Daniel Ols, este último é membro da Congregação para a Causa dos Santos) sobre esse assunto nestes dois links: scutumfidei.org/2014/10/29/canonizacao-e-infalibilidade-i-padre-daniel-ols-o-p/
      scutumfidei.org/2014/10/29/canonizacao-e-infalibilidade-ii-mons-brunero-gherardini/

    • Gabriel Luan Paixão Mota
      Gabriel Luan Paixão Mota 4 meses atrás +3

      Vale recordar que qualquer pessoa por maiores e atrozes pecados que tenha cometido pode um dia ser santo se, arrependendo-se de seus erros passados, torna à vida da graça! Essa é a bondade infinita de Nosso Senhor!

    • Gabriel Luan Paixão Mota
      Gabriel Luan Paixão Mota 4 meses atrás +3

      Caro Marcos, faço os seguintes apontamentos.
      Nem sempre na Igreja existiu isso de segundo milagre para haver canonização, a formulação de um procedimento canônico foi criado pela autoridade da Igreja há apenas algumas décadas. Anteriormente não havia o processo rigoroso como temos hoje com a medicina apurando os possíveis milagres. O que faz com que as canonizações sejam consideradas atos infalíveis da Igreja não é o procedimento canônico nem o número de milagres apurados, mas a ação do próprio Espírito Santo que guia a Igreja e impede ela de favorecer um culto falso. Veja a gravidade disso. Se a Igreja pudesse errar numa canonização, Ela estaria incentivando fiéis a pedirem intercessão de uma pessoa morta, que é o pecado gravíssimo de invocação de mortos.
      Assim, se a Igreja solenemente declarou que João XXIII está nos céus é porque seguramente está e podemos, sem pecado, rogar sua intercessão.
      Abraços!

    • Marcos Jesus
      Marcos Jesus 4 meses atrás

      Comentário muito pertinente, por isso, João XXIII não o merece. O Papa Francisco o canonizou sem o reconhecimento de um segundo milagre, ou seja, pulou o processo que todo candidato passa atualmente. Essa canonização me parece mais um reconhecimento humano por ter idealizado o infame Concílio do que realmente ele ter alcançado a Glória dos Altares. Agora, quem sou eu para descreditar a Igreja, só acho que em tempos onde o inimigo se encontra infiltrado, tudo pode acontecer para legitimar figuras controversas, como foi o Papa Roncalli.

    • Gabriel Luan Paixão Mota
      Gabriel Luan Paixão Mota 4 meses atrás +4

      A canonização é uma declaração da Igreja de que determinada pessoa goza da visão beatifica, isto é, que está no céu. Há consenso unânime entre os teólogos (São Tomás de Aquino, doutor comum da Igreja, São Roberto Belarmino, doutor da Igreja, Santo Afonso de Ligório, doutor da Igreja, etc. e até mesmo o Papa Bento XIV) de que as canonizações são infalíveis.

  • erick Diego
    erick Diego 4 meses atrás

    Muito boa a aula.

  • Carlos André
    Carlos André 4 meses atrás

    Olá sei que o vídeo não tem nada a ver com o assunto que eu vou falar mais e algo grave

    Eu não consigo vencer o pecado eu me confesso mas não demora eu caio denovo isso é algo difícil de superar alguém pode me ajudar?

    • Gabriel Luan Paixão Mota
      Gabriel Luan Paixão Mota 4 meses atrás

      Amém! Deus o abençoe também. Reze por mim!

    • Carlos André
      Carlos André 4 meses atrás

      Gabriel Luan Paixão Mota o brigado que Deus vos abençoe

    • Gabriel Luan Paixão Mota
      Gabriel Luan Paixão Mota 4 meses atrás +1

      Carlos, complemento o que o Allan Soares disse.
      1. Evite as ocasiões de pecado. Quando e onde esse pecado ocorre? Pois bem, evite essa ocasião e esse lugar.
      2. A oração é fundamental, porque é a graça que nos torna capazes de vencer as tentações.
      3. Qual a virtude oposta a esse pecado? Procure descobrir. Em seguida reforce não apenas a luta contra o pecado, mas a luta para alcançar a virtude oposta a este pecado, assim estará cortando o mal pela raiz (hábito da virtude) e não apenas combatendo o seu efeito (pecado).

    • Allan Soares
      Allan Soares 4 meses atrás

      Evite tudo que te leve para esse pecado ao máximo. Não evite só o pecado, mas qualquer situação (por menor q seja) q leve a leve. Tolerância Zero!! E Oração sempre, pois só Deus pode nos dar força pra não pecar

  • Otto Heinrich Wehmann
    Otto Heinrich Wehmann 4 meses atrás

    Que música linda é essa do início?

  • Maria Oliveira
    Maria Oliveira 4 meses atrás

    Falou,falou não entendi nada;Entendo um pouco de bíblia,como bíblia,bebo bíblia a bíblia e minha bússola 🤗😍😍😍

    • Missão Rosa Mística Palhoça, SC
      Missão Rosa Mística Palhoça, SC 4 meses atrás +3

      Para entender verdadeiramente a bíblia tem que estar dentro da Igreja Católica, fora da mesma pode ler 24h por 7 dias da semana sem parar que não vai entender.

  • Ramiro Grivot
    Ramiro Grivot 4 meses atrás +1

    "Deus amou tanto o mundo que deu a ele a Gaudium et Spes." Vamos ler, garotada!!! E literatura também, por favor. Vamos conhecer esse mundo.

  • Wilker Finizola
    Wilker Finizola 4 meses atrás

    Vídeo perfeito..

  • lidiane marangao
    lidiane marangao 4 meses atrás

    Padres pós concílio vaticano ll são inválidos,em 1968 mudaram a fórmula da sagração do sacramento da ordem.

  • lidiane marangao
    lidiane marangao 4 meses atrás

    Deixou de ser católica e virou seita protestante,não entendo porque o senhor e o Felipe Aquino tenta esconder a verdade.

  • Lucas Janusckiewicz Coletta
    Lucas Janusckiewicz Coletta 4 meses atrás +1

    Não creio que a meta do CVII era apresentar a doutrina católica de modo mais convincente para o homem moderno e nem uma maior eficácia pastoral. Os padres conciliares, desde o inicio, já previam um inverno e não uma primavera.

    • Gabriel Luan Paixão Mota
      Gabriel Luan Paixão Mota 4 meses atrás

      Caro, Lucas. Primeiro, não é verdade que o Concílio não condenou o comunismo. Segundo, supondo que não houve condenação, que efeito faria mais uma condenação do comunismo, se a Igreja já tinha feito vários? Ambiguidade de documentos sempre existiu na Igreja e nunca foi motivo para negar os documentos. A Bíblia também precisa ser retamente interpretada e a má interpretação que muitos fazem dela não nos permite com isso rejeitá-la como errônea.
      Copio o que eu respondi para outro mais abaixo.
      No Concílio, a Igreja condenou todas as formas de ateísmo sistemático (o que inclui o comunismo como sistema ateu de libertação do homem pela libertação econômica) na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, número 20 e seguintes. Inclusive esse texto condenatório faz referência na nota 16 à encíclica Divini Redemptoris do Papa Pio XI sobre a condenação do comunismo.
      Então não tem uma condenação específica para o comunismo, outra para o socialismo, nazismo, fascismo, etc. e sim uma condenação geral dos sistemas políticos ateus. Confira você mesmo www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651207_gaudium-et-spes_po.html

    • Lucas Janusckiewicz Coletta
      Lucas Janusckiewicz Coletta 4 meses atrás

      Prezado Gabriel.
      Fico com a posição do Prof. Plínio Correa de Oliveira. Com efeito, os padres conciliares não condenaram o Comunismo como pedido por Nossa Senhora em Fátima, ao invés disto, ficaram se preocupando com outros assuntos menores frente a gravidade da Revolução Comunista. Sem contar ainda a ambiguidade dos documentos, etc.

    • Gabriel Luan Paixão Mota
      Gabriel Luan Paixão Mota 4 meses atrás

      Não é verdade. Leia as atas do concílio e pare de falar besteira.

  • fabio gulo
    fabio gulo 4 meses atrás

    esse padreco é uma piada

    • fabio gulo
      fabio gulo 4 meses atrás

      Alexandre Dias o catolicismo e os seus seguidores são piada.

    • Alexandre Dias
      Alexandre Dias 4 meses atrás +1

      joca joca eu acho você uma piada

  • ester moraes
    ester moraes 4 meses atrás

    A RCC TAMBÉM COLABOROU MUITO SIM PRA QUE TUDO NÃO ESTIVESSE MUITO PIOR. EU SOU FRUTO DA RCC E AMO O TRADICIONAL TAMBÉM 💖💖💖💖💖

    • Jefferson Mello
      Jefferson Mello 4 meses atrás

      A RCC é um erro fruto do modernismo. O outro erro é a teologia da libertação.
      A RCC é um movimento protestante dentro da Igreja cheio de heresias absurdas que não tem nada a ver com o catolicismo.

  • ester moraes
    ester moraes 4 meses atrás +1

    Sangue de Jesus 😵😵😵😭😭😭 MISERICÓRDIA SENHOR. LIVRA-NOS DO MAL 😨 NÃO PODEMOS SUCUMBIR. ESSES CARDEAIS TÊM QUE VOLTAR A SEREM CATÓLICOS MESMO QUE SEJAMOS APENAS 12 DE NOVO 🙏🙏🙏🙏🙏
    OBRIGADA PADRE PAULO POR SUA DEDICAÇÃO E NOS FAZER CRER QUE TUDO VAI PASSAR 👆👆👆👆AMÉM

  • Luiz Katutoshi Sato Jr.
    Luiz Katutoshi Sato Jr. 4 meses atrás

    O vídeo a seguir ilustra bem o debate em torno da questão dos frutos do Concílio Vaticano II. O leigo Michael Davies e o pe. Malachi Martin nos traz uma visão bem clara do que estava em jogo.
    brclip.com/video/ib3Fg4lx0n0/video.html

  • João Alencar
    João Alencar 4 meses atrás

    Rapaz... Me arrepiei com esse vídeo.

  • Sandra Nascimento Barbosa
    Sandra Nascimento Barbosa 4 meses atrás +33

    Quando eu fui pela primeira vez numa Missa Tridentina, eu não compreendi nada. Não tinha em mãos o Missal,para saber as traduções. Fiquei meio perdida.
    Mas o sentimento maior foi de pequenez. Nossa,como me senti pequena diante de um Deus tão grande. Como me senti diante dEle. Como nunca antes. Me senti envergonhada por minha confusão, ali diante do novo. Mas ali, como em nenhuma outra Missa, eu me senti diante de Deus, entregue,sem baterias e palmas, um elo tão forte. Eu jamais poderei dizer que a Tradição de dois mil anos não é eficaz na evangelização.
    Temos que ser claros, sim. Como catequista, eu falo sobre o pecado,inferno,jejum, penitência, Misericórdia, Tradição, tudo que acho que podemos e devemos fazer para salvar almas.

    • Bad Boy Gaming
      Bad Boy Gaming 2 meses atrás +1

      agora fiquei querendo ir numa também

    • Sabrina Binna
      Sabrina Binna 3 meses atrás

      Qual o nome do missal?

    • Ritta Prado
      Ritta Prado 3 meses atrás +2

      Sandra Nascimento Barbosa nossa fiquei feliz em ler seu comentário. É bom saber que ainda existe catequista que defende a igreja e não interesses políticos. Esses dias citei o Padre Paulo Ricardo em um grupo de catequistas e quase fui crucificada.

  • Francis Scott
    Francis Scott 4 meses atrás

    Ótimo programa como sempre! E esse foi mais especial ainda! Obrigado Pe. Paulo e sua benção.

  • senna
    senna 4 meses atrás

    fim do mundo explicado:
    brclip.com/video/bgpINcJdy4g/video.html&t=178s

  • Welington Fagundes Jácome

    Bom padre assim ...fala verdade para povo ... Hoje dia estar escassez

  • Ricardo
    Ricardo 4 meses atrás

    Que Deus continue o abençoando!

  • Brendo Monteiro
    Brendo Monteiro 4 meses atrás +3

    Católicos de frente que tão todo domingo na missa que amam o Marxismo Cultural é só o que tem na minha Paróquia.

  • Éder Mallet
    Éder Mallet 4 meses atrás +3

    Enrolação não põe fim ao debate; ser direto e claro, sim. O "diálogo" incorpora valores mundanos que na realidade disfarçam a relativização imoral que conspira contra a Igreja. Estou me convertendo ao Catolicismo; eu era protestante pentecostal, e agora até mesmo acredito que a Igreja deveria investir bastante em apologética CONTRA o protestantismo. Só observo que esta apologética deve ser feita com amor, pois em debates já fui ofendido por mtas pessoas q se diziam católicas.

  • lidiane marangao
    lidiane marangao 4 meses atrás

    Os verdadeiros Sacerdotes da Igreja Católica denuncia este concílio satânico inspirado pelo demônio,não tenta enganar as pessoas com meias verdades.

  • lidiane marangao
    lidiane marangao 4 meses atrás

    Quiseram sim no entanto que não fizeram outra coisa esses hereges.

  • lidiane marangao
    lidiane marangao 4 meses atrás

    Salve Maria Santíssima! Não é o mesmo ensinamento,aliás pelo que sei depois do concílio vat ll todos os Sacramentos da ordem depois 1968 são inválidos,inclusive o senhor Padre Paulo.o Senhor é padre da seita vat ll,não da verdadeira Igreja Católica Apostólica Romana.

    • lidiane marangao
      lidiane marangao 3 meses atrás

      Salve Maria Santíssima! É só você procurar pela verdade nos documentos da Igreja.Obrigado pelo sedevacantistas,pois somos os que vamos sofrer pela verdade.Tudo por Amor à DEUS e à Sempre Virgem Maria.

    • Jefferson Mello
      Jefferson Mello 4 meses atrás

      /ban nos sedevacantistas

    • Gabriel Luan Paixão Mota
      Gabriel Luan Paixão Mota 4 meses atrás +1

      Lá vem o doido. Nem a FSSPX pensa assim.

  • João Emiliano Martins Neto
    João Emiliano Martins Neto 4 meses atrás +2

    Eu ia postar aqui uma opinião bem mal criada sobre o Vaticano II, mas se o cristão deve ser benfazejo, longânimo e paciente, cheio de amor até mesmo diante do mundo, diante de inimigos que devem ser amados, quanto mais devemos ser assim para os nossos irmãos de fé. Então, eu diria que os papas do Vaticano II, São João XXIII e o Beato Paulo VI e os demais padres conciliares do Vaticano II tiveram, sim, uma boa intenção, mas o mundo não quer, de fato, pais, o mundo sofre de complexo de Édipo: quer matar o pai, quer matar o amor, como matou Nosso Senhor Jesus Cristo, o mundo não quer a graça, o perdão e a remissão dos pecados. Para o mundo o Céu aonde o ser humano há de realizar plenamente a sua vocação, para o mundo tal coisa de Céu é o nada, ou ao menos o Céu pode esperar. O mundo quer a morte, quer mesmo, então, se é assim, se for preciso da maneira mais dura que for necessária que nós, cristãos, digamos-lhe na cara: "Mundo, você vai se ferrar, se não quiser ser vencido pela verdade, você for vencido pela mentira, você vai se dar tremendamente mal no inferno desesperador aonde você pretende reinar."

  • Luiz Graça
    Luiz Graça 4 meses atrás +2

    Quanta clareza, verdade e sabedoria. Professor Olavo e Padre Paulo Ricardo, vocês estão salvado almas!

  • JF JUNIOR
    JF JUNIOR 4 meses atrás +2

    A expressão de Nossa Senhora ao fundo já diz tudo!