Por que as pessoas não querem mais casar? (Homilia Dominical.421: 27.º Domingo do Tempo Comum)

Compartilhar
Incorporar
  • Publicado em 6 Out 2018
  • “Não é bom que o homem esteja só”, diz o livro do Gênesis. Hoje em dia, porém, tanto homens quanto mulheres parecem ter perdido completamente o sentido de família; todos preferem a “solteirice”.
    Como isso foi acontecer? Qual a razão de as pessoas não mais quererem casar e ter filhos? Por que o casamento se transformou, para os de fora, em um projeto inviável, e para os de dentro, em um projeto egoísta - ou até mesmo de divórcio? É o que Padre Paulo Ricardo explica, a partir do Evangelho, em mais esta meditação dominical: bit.ly/2PjVQSg.

Comentários • 345

  • Murtuoso
    Murtuoso 2 dias atrás

    Eu espero paciente uma pessoa cristã e que queira ter uma família , eu tenho uma certeza na minha vida eu nasci para amar a deus e em seguida formar uma família eu não sei como mas para mim a minha vida ja esta traçada a vontade de Deus me guia e no meu coração eu sei que isso é o que devo fazer , nem sei o que meus filhos serão mas meu único propósito é forma los para ser o que Deus quiser que eles venham a ser . Notei que muitos aqui estão falando que estão só e ao mesmo tempo falam que os que estão a disposição são ruins são indignos? Ora a nossa vida não é nada mais que carregar a nossa cruz nosso dever é servir a Deus , se Jesus me der uma má esposa uma mulher que venha me causar dor eu não posso fazer nada alem de dar graças e rezar por sua alma , se ela for assim darei graças a Deus pois terei uma pessoa perto de mim que poderei luar todo dia por sua salvação , antes mesmo de começar vocês desistem .Deus sabe de tudo ele cuida de nós se ele acha que devemos sofrer no nosso próprio matrimônio que seja sei que não importa o que eu tenha que passar Deus sempre estará comigo e vai me mostrar o caminho certo a seguir . Irmãos não sejam exigentes de mais o que importa mesmo é a alma de uma pessoa e essa alma custa muito caro e esse preço se dá através do martírio do sofrimento da penitência nada é fácil mas nada é impossível . Que Deus nos abençoe e nos dê coragem pois se nós não tivermos filhos não tivermos construindo a próxima geração não tenham dúvidas outros o farão.

  • Juliane De Oliveira Luiz Ramos da Silva

    Tenho 20 anos, sou casada há dois, meu marido tem 22 um excelente homem, cristão, concursado, excelente marido, mulheres se vocês encontraram um bom homem, não tenham medo de se casar , não me arrependo nem uma gota de ter me casado !!! Casamento não é fácil mas é maravilhoso

  • JULIA MOURA
    JULIA MOURA 22 dias atrás

    Amém 🙏

  • Mariazinha simplismente
    Mariazinha simplismente 28 dias atrás

    Sou casada ha 25 anos e casaria outra vez com o mesmo marido.......

  • Rosa Gurgel
    Rosa Gurgel 29 dias atrás

    Sou Católica já abandonei a vida do mundo há muitos anos

  • Rosa Gurgel
    Rosa Gurgel 29 dias atrás

    Padre eu vivo com o meu marido a32 anos mais até hoje ele não quer casar pesso todo dia ADeus que ele se converta será que não estou rezando dereito onde estou errando

  • Carola Santos
    Carola Santos Mês atrás

    Maravilhosos ensinamentos!

  • Jaqueline  Mendes
    Jaqueline Mendes Mês atrás

    !!

  • Bebethi
    Bebethi Mês atrás

    Padre Boa tarde !
    Esperando em Deus um esposo ,assim como são José, bondoso,que queira ter família.
    Eu ainda acredito no casamento e creio na Família.
    Deus provê, Deus proverá. 😇😏😇👪

  • Iader Souza
    Iader Souza Mês atrás

    Quão sábias são suas palavras padre.

  • Edinaldo Bandeira
    Edinaldo Bandeira Mês atrás

    Cada dia mais difícil de fazer esta escolha sem opção.

  • Angelica Santana
    Angelica Santana Mês atrás

    Meu Deus, que interpretação, totalmente nova ,atual é necessária!!!!!
    Que Espírito Santo!!!!!

  • Mariana Bergoc Gomes
    Mariana Bergoc Gomes Mês atrás +1

    padre, sua vida doada vem sendo luzeiro de Deus para todas as ovelhas de Jesus Cristo. Bendito seja Deus por tua fidelidade e vocação.

  • Thelma Araujo
    Thelma Araujo Mês atrás

    Eu tô vendo nos comentários quê muita gente pedindo a Deus um milagre , uma pessoa de boa índole, temente a Deus um bom cristão.Mas alguém um dia abraçou o desafio de transforma uma pessoa totalmente oposto de vc ,pedindo a Deus sua conversão.

  • HELOISA MARIA REIS
    HELOISA MARIA REIS Mês atrás +1

    Padre Paulo Ricardo, Deus lhe conceda longura de dias com muita saúde pra continuar levando almas para o céu

  • Jose Tanchão
    Jose Tanchão Mês atrás

    Obrigado padre Paulo!

  • Janete Teixeira
    Janete Teixeira Mês atrás

    Que linda homilia 🙏😍😢

  • thamires cássia
    thamires cássia Mês atrás

    É dificil casar hoje em dia, a grande maioria dos homens ta virando gay

  • Elaine Maria Cavalari Da Costa

    Bom conselho para adolescentes; mas fere e afasta os fiéis adultos solteiros da igreja, é preciso ter mais atenção com relação a esse assunto, pena que o tempo é tão pequeno, 10 minutos não esclarece nada. Hoje agradeço a Deus por ser solteira, me doo na minha profissão, já sofri muito por ter ficado solteira, mas compreendo que não sou sozinha, quando Jesus estava sendo crucificado na cruz nos deu a Virgem Maria, ninguém está sozinho; eu fico nas mãos de Deus que sabe TUDO e com certeza me livrou de um péssimo casamento e de ver os filhos que eu não tive sofrer com essa sociedade moralmente decaída, é difícil aceitar a vontade de Deus, mas Deus criou o mundo e sabe o que faz. O que vai acontecer quando eu estiver velhinha? Só Deus sabe, nem sei se estarei viva amanhã, a única certeza que tenho é que já posso morrer , tenho fé, estou sempre fazendo boas obras para a Igreja católica, sendo discreta sem me aparecer , guardo continência , rezo o rosário etc..., só peço a Deus que me dê perseverança . É bom ter família, para quem teve essa benção, mas que a ame , respeite e instrua corretamente, senão é um peso para a própria família que termina desestruturada. É bom ser solteiro para quem vive retamente , para quem não vive não. Cada caso é um caso.

  • Dan Tenório
    Dan Tenório Mês atrás +1

    Grupo para alunos do padre Paulo Ricardo
    =============================
    chat.whatsapp.com/4QuWZSUZ0b1GPdDdXan0BB

  • Alessandra Vicentini
    Alessandra Vicentini Mês atrás +1

    nada de pena de morte tambem!

  • Suelaine Costa
    Suelaine Costa Mês atrás +8

    Tenho em meu coração que o Senhor, será um dos próximos Santos da igreja católica ! Que Deus queira !

  • Bianca Veiga
    Bianca Veiga Mês atrás

    Eu tenho uma filha, e namorei dois anos com o pai dela. Por muitas brigas se separamos novamente, estou bem triste pela minha filha por causa da separação de nós dois. Mas infelizmente o pai dela só quer viver sozinho, sem nós duas. Muito triste!!!

  • Caio Joshua
    Caio Joshua Mês atrás +4

    Alguns são coletivistas: pensam na sociedade como um amontoado de grupos (brancos, negros, ricos, pobres, etc.). Outros são individualistas: pensam na sociedade como os indivíduos, independentes, isso se pensam de fato numa sociedade já que estes costumam ser tão desolados ou relativistas. E existem aqueles que são ou deveriam ser comunitários. Isso se dá pelo fato de que sempre existirá hierarquias, pelo fato de podermos, e devemos nos sustentar pelo esforço de nosso trabalho, não vivemos sozinhos. Tenho a maior e mais importante instituição de todas: a família. Um único grupo, formado por pessoas diferentes mas que juntas, e somente juntas, podem viver com dignidade e servindo aos propósitos inerentes à sua natureza. Coletivismo é superficial, individualismo é egoísmo, mas família é felicidade e necessidade.
    Salve Maria!

  • Portenseigne Karim Mickaël

    E imposivel meu padre,bem que ja tentei , de resolver a situacao ela nao quer saber de nada, e me traiu tambem depois que eu tinha ajudado muito ela.

  • jose Rodrigues dos Santos Neto

    Os homens de hoje não querem mais casar porque eles podem fazer sex a hora que quiser enquanto a mulher não se valorizar mais não se quardar quem vai perder ea mulher

  • Chino 450
    Chino 450 Mês atrás +2

    Não posso casar o sacerdócio em primeiro lugar.

  • Maria Imaculada
    Maria Imaculada Mês atrás +4

    Mas padre, não dá pra casar sozinha! huehuehue

  • Patricia Daniel
    Patricia Daniel Mês atrás

    Eu tenho vinte seis anos eu sou solteira mas se um arrumar um bom namorado e gosta muito dele eu querer casar

    • Alexandre barbosa da cruz
      Alexandre barbosa da cruz Mês atrás

      Amém, vc vai encontra sim Patrícia, por mais dificil que seja acredite, eu tenho 21 anos vivo a castidade ao extremo, tenha fé e viva a lei de Deus

  • Marcelo da Silva Lima
    Marcelo da Silva Lima Mês atrás

    Eu espero em Deus arranjar muito e sem casamento.

  • Portenseigne Karim Mickaël

    Bom dia parte, sou Mickaël, tenho up filho com uma mulher évangélista, nos nos casamos no cartorio, e hoje infelizmente nos divorciamos, entao nao posso casar de novo? Nessa vez na igrega catolica ? Eu cometaria pecado segun o principio de deus?obrigado de esclarecer minhas duvidas.Deus vos abencao.

    • Alexandre barbosa da cruz
      Alexandre barbosa da cruz Mês atrás

      Procura a Igreja católica procura um padre e fala a sua situação busca o tribunal eclesiástico da Igreja

  • flaviana carvalho
    flaviana carvalho Mês atrás

    Tá difícil aqui em Fortaleza Ceará encontrar um homem de Deus.

  • weiticha oliveira santa fe

    Obrigada Deus pela existência desse padre. Tenho certeza que a mensagem transmitida por ele aqui nesse canal tem agraciado muitas pessoas.

  • Pri Canuto
    Pri Canuto Mês atrás

    Como preciso ainda aprender viver essas palavras... Minha carne ainda insiste em perguntar: E eu como fico? Que Deus e Maria Santíssima me ajudem!!

    • Alexandre barbosa da cruz
      Alexandre barbosa da cruz Mês atrás

      É como o nosso Senhor Jesus Cristo disse: o Espírito espírito e forte mas a carne e fraca, reze muito, faça jejuns e evite tudo que te leve ao sexo ou masturbação etc. Fuja dessas coisas

  • dessabeca
    dessabeca Mês atrás +1

    Padre Paulo é incrível!

  • Micael Oliveira
    Micael Oliveira Mês atrás

    🙏😀

  • Simone Andrea
    Simone Andrea Mês atrás

    Simples, as pessoas estão sem Deus, falam da boca para fora. Eu nem tenho idade para constituir uma família, KKK 50 anos a menopausa é uma coisa kkkkkkk mas olho e ouço a falsidade nos lábios das pessoas. Deus está sempre em segundo plano, incrível, incrível, que o Espírito Santo transforme nossos corações concordo tenho uma Missão não sou sozinha.

  • Maurício Rhapsody
    Maurício Rhapsody Mês atrás +2

    11:20 "Eu sofro de multidão" hahaha
    O senhor é demais padre :3

  • Rita Depina
    Rita Depina Mês atrás

    Verdade padre que. Nossa. Senhora interceda pelas familias

  • Vinícius Tomson
    Vinícius Tomson Mês atrás +1

    Deus seja louvado pelo seu sacerdócio, sao joao paulo ll se alegra no ceu por ter lhe ordenado sacerdóte do cristo !!!

  • Dóris Ramos
    Dóris Ramos Mês atrás +1

    É preciso achar a pessoa certa pra se relacionar e formar família.

  • Andréia de Faria
    Andréia de Faria Mês atrás

    Bendito seja Deus pela sua vida, padre! Amo o senhor! ❤️

  • lourdes Pastori
    lourdes Pastori Mês atrás +1

    Nossa Senhora do Rosário, rogai por cada um , pelas nossas famílias e pelo nosso Brasil. Amém.

  • Cátia Cardoso
    Cátia Cardoso Mês atrás

    Paz e bem! Salve Maria! Deus o abençoe padre! Obrigada por me fazer refletir e querer ser presente para os outros!

  • j c Paris
    j c Paris Mês atrás +3

    BOLSONARO PRESIDENTE
    É O ÚNICO QUE
    DÁ VALOR A FAMÍLIA
    BRASIL ACIMA DE TUDO
    DEUS ACIMA DE TODOS!!!

    • Taiane Sousa
      Taiane Sousa 29 dias atrás

      +j c Paris procure um psicólogo

    • j c Paris
      j c Paris Mês atrás +1

      +Taiane Sousa
      COMO ASSIM?
      QUEM É VOCÊ
      taiane sousa
      PARA FALAR ISSO DE MIM
      JÁ PUDE VER QUE VOCÊ É PETRALHA ACUSA AS PESSOAS DO QUE ELAS MESMAS SÃO
      VÁ REZAR SENHORA
      VÁ BUSCAR JESUS
      SE NOSSA SENHORA NÃO CONSEGUE FAZER ENXERGAR A SUA INTERCESSÃO DO QUE ESTAMOS VIVENDO VÁ ATÉ JESUS QUEM SABE ELE TE LIBERTA DESSA CEGUEIRA
      NÃO ACUSE AS PESSOAS DO QUE VOCÊ ESTÁ PRECISANDO MELHORAR OU SARAR !!!!

    • Taiane Sousa
      Taiane Sousa Mês atrás

      +j c Paris quanta raiva dentro de você

    • j c Paris
      j c Paris Mês atrás +1

      +Giovana Geuer
      ENTÃO
      Giovana geuer
      ME FALE O QUE ISSO TEM A VER COM DAR OU NÃO VALOR A FAMÍLIA???
      OLHA O SEU CANDIDATO LULADRÃO QUE TEM 2 CASAMENTOS E NÃO DÁ VALOR A NENHUM PRINCÍPIO RELIGIOSO, PRINCÍPIO DA FAMÍLIA, NÃO CRÊ EM DEUS E É TOTALMENTE A FAVOR A IDEOLOGIA DE GÊNERO
      CASAMENTO GAY, AMA O MADURO, ODEIA POBRE E AINDA POR CIMA QUER DESTRUIR OS CRISTÃOS

  • Ranteray
    Ranteray Mês atrás

    porém há uma parte na Bíblia, que fala que é bom sim ficar sozinho, sem se casar........ 1 Coríntios 7: 1-10
    Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.
    Digo isso como concessão, e não como mandamento.
    ------- Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.
    Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu.
    Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo. --------
    Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do seu marido.

  • CAVALEIRO DA IMACULADA
    CAVALEIRO DA IMACULADA Mês atrás +1

    Sua benção querido Padre Paulo Ricardo poderia nos dar uma aula sobre matrimônio sacramental.(abordando claramente o papel dos cônjuges ).

  • Vanderleia Silva
    Vanderleia Silva Mês atrás

    Que triste isso PADRE, os jovens realmente pensam assim, quem dera que um político ,chegue realmente lá e não se deixe seduzir pelo poder, o dinheiro, sedução é o mal que o inimigo de Deus usou e usa para a destruição do ser humano. Que Deus nos ajude, olhe para nós e tenha misericórdia de todos nós e do mundo inteiro

  • Francisco Lima
    Francisco Lima Mês atrás +1

    Belo exame de consciência.
    Certamente minha família foi o que aconteceu de melhor em minha vida.
    Graças a Deus!

  • Henrique Silva
    Henrique Silva Mês atrás +1

    Eu quero casar e ter vários filhos.

  • Fabiana Cabral
    Fabiana Cabral Mês atrás +1

    e quem não pode ser mãe?

    • Bruno c o
      Bruno c o 21 dia atrás

      +Fabiana Cabral espero que está mensagem chegue até você, fica com Deus..

    • Bruno c o
      Bruno c o 21 dia atrás

      +Fabiana Cabral tudo é possível para aquele que crê..
      A mulher do fluxo de sangue tinha "certeza"que quando tocasse nas vestes de Jesus seria curada,e foi isso oque aconteceu!!
      A bíblia fala que tudo que ligares na terra,será ligado no céu, a fé é a "certeza"das coisas que não se pode ver.
      Tem mulheres que não podem ter filhos,e fazem uma carta para o universo um pedido,carta escrita,por incrível que pareça recebem a benção..
      Tem vários vídeos aqui no BRclip ensinando essa técnica!!

    • Maria Clara
      Maria Clara Mês atrás

      Amada Fabiana, eu consigo compreender-te em todos os comentários que tu fizeste e eu li. E senti a necessidade de falar contigo que está parecendo que tu tens muita raiva de alguém falar contigo que é bom que solteiros se casem. Minha linda, eu não conheço a ti, muito menos sou você pra saber de tua vocação, e pode ser que tua vocação seja realmente viver solteira (acompanhada de teus pais e os pacientes que cuidas) e ser feliz assim. Só observo que quem está feliz e em paz com sua própria vocação não se incomoda com a vocação dos outros ou que alguém diga a vocação dos outros é boa. Sei que parece que as pessoas ficam martelando na cabeça dos outros uma obrigação, mas somente parece mesmo. Ninguém obriga ninguém a nada, ainda há o direito de escolha de cada um pela vocação que se é chamado. Fique em paz... Beijos e carinhos

    • Fabiana Cabral
      Fabiana Cabral Mês atrás

      pois é ... tenho mínima vontade de adotar.

    • Douglas de Maria
      Douglas de Maria Mês atrás

      Fabiana Cabral, neste caso a solução é a adoção...

  • Fabiana Cabral
    Fabiana Cabral Mês atrás +3

    eu esqueço que o animal não existe???? aaaah, padre vc não tem animal. Já deixei muits vezes de viajar, de sair para cuidar de meus cães. E outra coisa, como enfermeira, já me dou muito, não há maior missão do que ser enfermeira. E são Paulo orientou que era melhor ficar solteira, se dedicando a Deus. Me dedico aos outros, no meu próprio trabalho. Me dedico aos meus meus pais, cuidando de meus, que são doentes. E não vejo infelicidade nisto. Minha felicidade depende de Deus.

    • Kilma Honorato
      Kilma Honorato Mês atrás

      Exatamente, Douglas. Porque há, também, a vocação ao celibato, não necessariamente religioso. Cuidar dos seus pais e dos seus pacientes pode ser exatamente a sua vocação. É muito sublime o que você faz. O que o Pe. Paulo está falando é de decisões egoístas, que nada fazem por amor a Deus e ao próximo, de pessoas exclusivamente para si próprias.

    • Fabiana Cabral
      Fabiana Cabral Mês atrás +2

      ainda bem, que alguém me compreende. Chega de cobrança.

    • Douglas de Maria
      Douglas de Maria Mês atrás +4

      Fabiana Cabral, se você for celibatária então essa é sua vocação. Não há mau nenhum nisso... não é disso que o Padre está falando. Ele está dizendo de casais que não se abrem a vida. Se você é solteira e vive a castidade não encaixa nesse quadro!

  • Fabiana Cabral
    Fabiana Cabral Mês atrás +57

    Optei pela solteirice, porque casar com Gays, fanfarrões, encostados ou ateus ... é impossível. Pedi muito a Deus que fizesse o melhor por mim, se fosse para casar, que aparecesse um cristão e que se fosse para ficar sozinha, que me desse serenidade. E quando falo em ficar sozinha, é ficar sozinha mesmo, SEM NINGUÉM, SEM NAMORADO. Constituir família, já começando errado, será fadada ao insucesso. Assim sigo tranquila, na minha vida de solteira cuidando de meus pais idosos, sem pertubação com serenidade no meu coração; Formar família é algo muito sério, para ser formada de qualquer jeito.

    • Fábio Fonseca
      Fábio Fonseca 23 dias atrás

      Eu penso de forma semelhante, depois do divórcio, gostaria de ter uma pessoa especial, mas o egoísmo é muito grande, ninguém quer compromisso. Mas não desisti, Deus vai preparar.

    • Pedro Henrique Freire
      Pedro Henrique Freire 24 dias atrás

      No Brasil há mais mulheres que homens, e os homens que tem estão cada vez mais frouxos, mais burros, mais efeminados e menos cristãos.
      Infelizmente muitas mulheres ficarão "sozinhas", não constituirão uma família.

    • Vagner Candido
      Vagner Candido 28 dias atrás

      Eu também achava que não ia achar ninguém, mas graças a Deus eu já a encontrei. Só tá difícil de conquistar a morena ❤️😂

    • Vagner Candido
      Vagner Candido Mês atrás +2

      Calma, mulher. Você terá um homem maravilhoso ainda.🙏❤️

    • Dan Tenório
      Dan Tenório Mês atrás +3

      Eu partilho de sua visão. Se eu não achar uma moça que siga esses princípios, então permanecerei sozinho.

  • Larissa Gabriela
    Larissa Gabriela Mês atrás +1

    Uma dúvida: suponhamos que eu case, seja aberta a vida e use o método Billings para planejamento familiar. Mas é permitido eu ter filhos adotados também? Por exemplo, eu tenho condição de criar 4 crianças, eu posso ter dois meus e dois adotados? Quero ter filhos, mas sempre foi meu sonho de criança adotar.

    • Larissa Gabriela
      Larissa Gabriela Mês atrás

      +Douglas de Maria obrigada por tirar minha dúvida. Ainda sou muito nova, tenho 15 anos somente, mas procuro saber mais sobre oq a igreja permite ou não. Se tudo der certo terei um filho e tentarei adotar um da mesma idade, depois de alguns anos se eu tiver condições de saúde terei mais um e tentarei adotar novamente um da mesma idade kkkkkk nem penso em namorar agora, mas já gosto de pensar no futuro.

    • Douglas de Maria
      Douglas de Maria Mês atrás +1

      Sim irmã, você pode perfeitamente... desde que não evite novos filhos com métodos artificiais, depois de ter adotado...

    • Larissa Gabriela
      Larissa Gabriela Mês atrás

      +Juliano César de Oliveira Reis mas optar por alguns filhos adotivos tambem é permitido?

    • Juliano César de Oliveira Reis
      Juliano César de Oliveira Reis Mês atrás

      O método citado é permitido pela Igreja.

  • Alan Barros
    Alan Barros Mês atrás +4

    Deus acima de tudo! Brasil acima de todos! Que a intercessão da virgem santíssima traga bençãos do Senhor sobre nosso país!

  • Rúbia Moura
    Rúbia Moura Mês atrás +1

    Que Deus abençoe as nossas famílias. Misericórdia Senhor.

  • Janaina Rodrigues
    Janaina Rodrigues Mês atrás

    Concerteza Rubia confiança total no Deus do impossível

  • Janaina Rodrigues
    Janaina Rodrigues Mês atrás

    Neste domingo justo o dia da eleição o evangelho nos fala da família e a maioria dos candidatos são contra a família...

    • Rúbia Moura
      Rúbia Moura Mês atrás

      Janaína, estou também preocupada com isto, mas como só Deus conhece os corações, devemos pedir o seu Santo Auxílio, para que tenhamos discernimento nesta eleição, tão difícil. Só Deus na causa.

  • Janaina Rodrigues
    Janaina Rodrigues Mês atrás

    Que Deus tenha misericórdia do nosso povo e nos ilumine para votarmos no candidato certo...

    • Rúbia Moura
      Rúbia Moura Mês atrás

      Amém. Deus conduzindo, vai dar tudo certo, Janaína.

  • maria aparecida de freitas

    É maravilhoso ter uma família, mesmo que o casamento não dê certo ainda tem os filhos, netos. Hoje meu neto de 3 anos me deu um abraço, e se eu não tivesse me relacionado com o vô do meu neto no passado eu não teria recebido hoje o abraço do meu neto. A família é linda, mas ah como deve ser muito melhor quando seremos um dia todos irmãos filhos de Deus na nossa Pátria celeste.

  • Fabiana Dias
    Fabiana Dias Mês atrás +2

    É so a misericórdia de Deus !!!São José nos ajude a viver a castidade nossa senhora rogai pornós

  • Janaina Rodrigues
    Janaina Rodrigues Mês atrás +1

    É uma visão tão deturpada que quando um jovem casal tenta seguir Jesus e recebe a graça de Deus de conceber um filho muitas pessoas sem fé ficam dizendo que é loucura

  • Matese
    Matese Mês atrás

    Grande Pe. Paulo Ricardo.

  • Fox Mulder
    Fox Mulder Mês atrás +1

    Temos que vigiar também o outro lado da moeda com relação a viver para o outro. Tempos atrás eu gostava de ajudar é na verdade o problema não era ajudar viver a caridade, mas não aceitar ajuda dos outros, como se eu só servisse pra ajudar, mas não aceitava ajuda. Isto pode entrar no pecado do orgulho, vaidade, egoísmo inverso, por isso é necessário vigiar. O encardido é ardiloso.

    • Alexandre barbosa da cruz
      Alexandre barbosa da cruz Mês atrás +1

      +Fox Mulder sim verdade, eu inclusive passo por isso, vou começar a luta contra esse e outros pecados

    • Fox Mulder
      Fox Mulder Mês atrás

      +Maria Ribeiro Mas o problema é que eu não aceitava receber sabe, ai também não é bom. Corre o risco de cair no pecado do orgulho, egocentrismo não é?

    • Maria Ribeiro
      Maria Ribeiro Mês atrás

      Verdade. Dais e a vós serás dado.

  • Virginia Santos carvalho
    Virginia Santos carvalho Mês atrás +1

    Eu quero muito, que Deus me conceda essa graça !

  • Dan Tenório
    Dan Tenório Mês atrás +38

    Tem um monte de gente aqui nos comentários reclamando que está difícil. Vamos juntar essa galera e casar todo mundo kk

    • Ilma Bernardo
      Ilma Bernardo Mês atrás +1

      Obrigada padre pela palavra e esclarecimentos

    • thayani aparecida sanches
      thayani aparecida sanches Mês atrás +1

      Dan Tenório eu não tava achando o link kkkk

    • Dan Tenório
      Dan Tenório Mês atrás +1

      +Vitória Furtado está nos comentários anteriores, mas ninguém entrou ainda
      chat.whatsapp.com/invite/C4uRnbSF6kFGsFniyWlTLs

    • Vitória Furtado
      Vitória Furtado Mês atrás +1

      Dan Tenório o link do grupo lkkkk

    • Dan Tenório
      Dan Tenório Mês atrás +1

      +Vitória Furtado o que?

  • erica lima
    erica lima Mês atrás +3

    Acreditar, esperar e confiar no SENHOR JESUS👐

  • Inez Silva
    Inez Silva Mês atrás +5

    Nossa senhora do Rosário nos proteja, temos quê escolher o menos pior Infelizmente! Como é triste não temos políticos como o padre falou que se preocupe com a população

  • Daniel Albinante
    Daniel Albinante Mês atrás +14

    Não vejo problema nenhum em alguém ser solteiro a vida inteira. O que eu vejo como problema é a pessoa solteira querer transar sem compromisso; ou ter namoros superficiais sem a possibilidade de casamento. O "X" da questão é este: quem não quer casar ou acha que não tem vocação para o matrimônio, deve ser celibatário e ter uma boa vida espiritual

    • Daniel Albinante
      Daniel Albinante Mês atrás

      Maria Imaculada Ótima decisão. Não tenha pressa

    • Maria Imaculada
      Maria Imaculada Mês atrás +2

      Eu creio que tenho vocação ao matrimônio, mas só vou namorar quando Deus me curar das minhas decepções e traumas e encontrar a pessoa certa. Sou feliz com essa decisão.

    • Daniel Albinante
      Daniel Albinante Mês atrás +1

      Maria Imaculada Casar não é uma obrigação; nem todos são capacitados para o casamento; mas é absolutamente possível ser feliz e ser celibatário

    • Maria Imaculada
      Maria Imaculada Mês atrás +2

      Também acho!

  • GUERREIRO BRAZUCA G.B
    GUERREIRO BRAZUCA G.B Mês atrás

    Glória a Deus! !!!! Solteiros que a sua vocação é matrimônio casem e tenha muitos filhos sem medo de ser feliz

  • Patrícia Sena
    Patrícia Sena Mês atrás +2

    Glória a Vós Senhor!💒♥️🌹♥️🌹♥️🌹👑🔥🕊📿🇻🇦🙏🙏🙏

  • João Emiliano Martins Neto

    Por falar em eleição deste ano da graça de 2018, Sua Senhoria Jair Messias Bolsonaro tão moralista de direita conservador, mas casou-se acho que umas três vezes na vida. Ele que se diz católico romano, naturalmente mais um péssimo católico romano brasileiro, porque quando que brasileiros em massa aderem de coração e integralmente ao romano-catolicismo? Nunca. Só uns dois ou três brasileiros em um Brasil continental vivem a catolicidade. Então, Bolsonaro tão cheio de moral, mas vive em adultério e certamente forçou a sua primeira esposa, única e verdadeira esposa se a mesma ainda vive, ao adultério, se tal senhora casou-se novamente. Claro, então, que Bolsonaro não é um político em estado de graça. Não está em estado de graça: vive em pecado e pecado mortal, Jair Messias Bolsonaro, o ex-deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Mas, tudo bem, dia 7 vou de 17, hei de votar, por conseguinte, em Jair Bolsonaro para presidente de nossa República do Brasil, porque de muito longe, se comparado ao títere que é Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores (PT), Bolsonaro é muito melhor do que o Haddad.
    Que Santo Thomas More, padroeiro dos políticos, abençoe Jair Messias Bolsonaro, caso ele ganhe, para que ele seja um grande presidente de nossa nação, o Brasil, com o fito de que sejamos verdadeiramente uma família, um povo e um povo só é povo, como diz o Doutor da Graça e rector (Santo Agostinho), se sonha junto e quem sonha jamais passa pelo tormento do pesadelo que tem sido o Brasil dos últimos muitos anos em que a corrupção por aqui abundou e muito.
    Caro padre Paulo e demais irmãos, escrevi um post em meu blogue em o qual falo de Deus, com uma pegada mais metafísica e também católica romana ao mencionar o papa, espero que apreciem-no e que possa tal postagem ajudar vocês a amarem mais ao nosso Deus e a serem família. Eis aqui a hiperligação para a mencionada postagem joaoemilianoneto.blogspot.com/2018/10/deus-como-fundamento-do-ser.html

  • Toninho Ventura
    Toninho Ventura Mês atrás +2

    Boa tarde padre Paulo
    E quem já tem filhos e não tem condições financeiras de ter mais, pode evitar a gravidez de alguma forma?

    • Josy De Maria
      Josy De Maria Mês atrás

      Sim... Procure na página da canção nova. Tem vários ensinamentos. Abraços

  • Claudia Tavares
    Claudia Tavares Mês atrás +2

    Padre eu dou razão ao senhor. Mas as vezes não dá para levar um casamento. São situações terríveis, nem dá para descrever. Eu quero deixar aqui um testemunho: meu casamento diante de um juiz não durou 10 meses. O homem que tenho agora, dura vinte e cinco anos e será para a Eternidade e não preciso de papel assinado, protocolado e autenticado. sabe por que? Porque o casamento está dentro de nós dois e a nossa promessa nunca mais se desfará porque foi feita num entendimento perpétuo de perdão e amor. Não há sofrimento que nos separe!

    • Claudia Tavares
      Claudia Tavares Mês atrás

      O erro das pessoas é simplificar demais as coisas. Não é pecado mortal o que faço. Deus sabe o porquê e me resguardo e não vou comentar. Quanto ao primeiro casamento não foi realizado na presença de Deus, nem na igreja, fosse ela de qualquer religião. Eu tenho certeza do que estou fazendo. Não acredito na sociedade civil por causa do trauma que sofri. Sou advogada. Mesmo assim não sou uma debochada, nem debocho das pessoas que casam ou se separam. Ninguém pode avaliar o que sofri no primeiro casamento e com a conivência de pessoas que deveriam me proteger. Infelizmente, a Humanidade não presta!

  • DelNegro10
    DelNegro10 Mês atrás +4

    BRILHANTE VÍDEO!
    E a EPIDEMIA de tatuagens nas mulheres brasileiras? O que a igreja tem a dizer a respeito? O que se esconde por trás dessa tendencia? Já não se consegue distinguir uma mulher descente de uma prostituta! 90% mulheres encontram-se tatuadas.Seria a marca da besta?
    O TEMA BEM que poderia ser tema de um vídeo.

    • Rafael Barros
      Rafael Barros Mês atrás +1

      Ele já fez vídeo sobre o assunto, inclusive mais de um.

  • nina anin
    nina anin Mês atrás +1

    Amém. .obrigado padre...suas homilias são maravilhosas....obrigado pela sua missão e vocação.

  • DESIREE MARIE
    DESIREE MARIE Mês atrás

    Isso mesmo, quando saímos do nosso egoísmo Deus age.

  • Ju Gonçalves
    Ju Gonçalves Mês atrás

    Que vídeo! 💕

  • Umbelina Martins
    Umbelina Martins Mês atrás +2

    amém 🙏🙏🙏 graças a Deus abençoa senhor Jesus Cristo todos nós

  • Tania Carvalho
    Tania Carvalho Mês atrás +6

    Aqui, dou um testemunho da Misericórdia de Deus!
    Deus abençoe os que me ajudaram!
    Deus abençoe os que me perseguiram e os façam felizes!

  • Sueli Aparecida
    Sueli Aparecida Mês atrás +4

    Padre Paulo Ricardo sua benção
    Peço oração por mim porque tento arrumar uma família e não consigo quando começa a gostar da pessoa ele me deixa e por motivos fúteis acho que é maldição de família Reze por mim

  • Tania Carvalho
    Tania Carvalho Mês atrás +3

    Quitei a casa, dei dignidade ao meu esposo, com fisioterapia domiciliar, três médicos particulares, um deles vinha em casa, os outro dois, na Casa de Saúde particular.
    Cuidei do Senhor Jesus Cristo, no corpo de meu esposo.
    Estava sempre cheiroso, banho com sabonete līquido, creme hidratante, barba feita, etc.
    Nunca mais ele andou. Muitas vezes, uma hora da manhã, duas horas da manhã estava trocando as fraudas.
    O pessoal da Igreja Católica, vinha diariamente visitá-lo.

  • Edison Resende
    Edison Resende Mês atrás +3

    Eu vos louvo Senhor Jesus, em podermos contar com padres santos, desprendidos de si, que não buscam holofotes, nem a fama do mundo, que não são egoístas e buscam com muita sabedoria e caridade orientar o vosso povo.
    Dai-nos Senhor Jesus, santos pastores, consagrados à Santíssima Virgem Maria, que propaguem este método de santidade, para que pelas mãos de Maria possamos nos conformar Convosco.
    Amém!
    Pelo Reino de Cristo à Glória de Deus!

  • Tania Carvalho
    Tania Carvalho Mês atrás +3

    Minha conversa com Deus:
    Senhor, seja feita a sua vontade! Se for para eu perder a casa, dá-me um lugar onde eu possa abrigar: Meu esposo, minha filha e meus dois cachorros!
    Deus! Seja feita a sua vontade!
    Telefonei para minha advogada e o meu processo saiu rapidamente, depois de nove anos!

  • Tania Carvalho
    Tania Carvalho Mês atrás +3

    Meu patrão, do subemprego, advogado entrou com ação judicial para que eu pudesse abater o saldo devedor com a restituição de um determina plano, já que o banco não aceitara via administrativa.
    Meu patrão não cobrou pela ação! Deus o abençoe!
    Outro desemprego!
    Minha filha começou a trabalhar, ganhava pouco, nos ajudava integralmente.
    Eu passava roupa nos arredores.
    A casa não estava totalmente paga, quis repassá-la. Não podia fazer nada, já estava em execução. Um débito de R$ 1.400,00 (Um mil e quatrocentos feia fora para R$ 18.000,00, na verdade (dezoito mil e pouco), sendo reajustada diariamente.
    Estava passando roupa nos arredores, estava sem gás há dois dias, esperando sair o pagamento de minha filha. Comentei com a Senhora para a qual estava passando as roupas, dela, da filha, do marido da filha e do neto.
    Ela fez um prato de comida quente para o meu marido. Ele comeu. Estava tudo bem!
    À tardinha, quando cheguei com um bojão cheio de gás, empurrando o carrinho de pedreiro, encontro meu esposo caído no chão, fraturou o fêmur. Era mais velho que eu 23 anos.

  • Marcos Fagião
    Marcos Fagião Mês atrás

    Que esteja com todos nós neste domingo

  • valkirialeia leia
    valkirialeia leia Mês atrás

    Fui ler os comentários e fiquei com mais dúvida!
    Então, se um dia eu casar, o esposo adultera, eu peço o divórcio ou até ele mesmo. Eu nunca mais devo casar na vida? ?? E caso eu case novamente eu vou viver sempre em pecado e ir p inferno, purgatório???

  • Edivaldo MDuarte
    Edivaldo MDuarte Mês atrás +53

    Sou solteiro, e acho q um vídeo desses deveria ser assistido por todo mundo, mudaria a vida de muita gente e salvaria muitos casamentos!

    • Edivaldo MDuarte
      Edivaldo MDuarte Mês atrás

      Tudo e vc? Meu e-mail
      edivaldomduarte.manowar@gmail

    • Maria Teresa Araujo
      Maria Teresa Araujo Mês atrás

      Isso mesmo. ....Eu vi nessa pregação a certeza de nunca podemos ser a favor do aborto. ....Deixai vir a mim as criancinhas. .👪👪👏👏👏👏

    • Edivaldo MDuarte
      Edivaldo MDuarte Mês atrás +2

      +erica lima oi, tudo bem?

    • erica lima
      erica lima Mês atrás +3

      Com certeza!

  • Ana Pisetta
    Ana Pisetta Mês atrás +1

    Que obedeçamos a Deus como criancinhas... Deus o abençoe, padre!! 🙏🏼❤️

  • Verdade Católica
    Verdade Católica Mês atrás

    Sou solteiro pelo mesmo motivo que muitos os padres são.

  • Carlos Pereira
    Carlos Pereira Mês atrás +9

    Eu sofro de multidão. Hahaha, muito bom!

  • Tania Carvalho
    Tania Carvalho Mês atrás +5

    No segundo semestre de 1988, fui transferida para tal unidade, quando minha filha já estava bem de saúde.
    Graduei-me em dezembro de 1988, quando minha perseguição começou pelos meus superiores.
    A inveja! Foi assim com Caim e Abel!
    Nessa unidade: Conheci o Inferno!
    No desemprego: Conheci a fome! A desesperança! A humilhação! A indiferença!
    No subemprego: Conheci a humilhação! A fome! A caminhada! Ia a pé e voltava a pé para o trabalho, ia e voltava com o terço na mão orando...

  • Atailson
    Atailson Mês atrás +1

    Amém, que nosso senhor Jesus Cristo toque o coração do povo que vai votar em políticos corruptos para que eles mudem de ideia.

  • margarida mendonça
    margarida mendonça Mês atrás

    Obrigada Deus por essa msg!! Bom dia Padre. Deus te abençoe. Tenha um bom final de semana.

  • Tania Carvalho
    Tania Carvalho Mês atrás +2

    O processo de reintegração à empresa fora indeferido pelo Juiz. Esse falou que trabalhara na Vale e agora era juiz de direito. Fiquei calada! Minha advogada também ficou calada! Esse juiz saiu da Vale com saúde, diferente da minha situação, que saí doente.
    Trabalhara no centro da cidade, devido a minha está com pneumonia e ser bem pequena, solicitei a minha transferência à gerente, essa disse que não podia me liberar. O gerente-geral escreveu que eu era excelente funcionária, e que somente me poderia liberar através de permuta.

  • Tania Carvalho
    Tania Carvalho Mês atrás

    Um dia, na hora do almoço, esse gerente me chamou para o quintal da empresa, mandou-me sentar no banco e colocou os dois punhos, com a mão fechada no meu rosto, perguntando-me:
    - Porque você não me obedece?
    Quase desmaiei! Fiquei calada!
    Ele queria que eu liberasse determinadas somas, sem a confirmação das mesmas. Ele tb estava respondendo processo, mas não deu em nada.

  • Tania Carvalho
    Tania Carvalho Mês atrás +2

    A gerente mandou me dizeratravés de outro gerente abaixo dela, que eu teria de pagar R$ 500,00 (quinhentos reais), senão não me deixaria sair, fora erro de um colega da empresa.
    Um dia, o gerente da minha área, disse-me que a gerente-geral iria me demitir, porque estava indo muito ao médico!
    Como se ela nã deixava ir?

  • Tania Carvalho
    Tania Carvalho Mês atrás +2

    Recebia pelo computador, convocação da matriz, para comparecer à psicóloga e assistente social da empresa. Mostrava a convocação à chefe-geral, essa sempre negava o meu comparecimento. Um dia fui ao médico, estava passando mal, esse me negara atendimento, pois, não marcara consulta.
    Na época, tomava muitos remédios controlados, e, tinha um trabalho de alto risco. Tinha várias atividades na empresa, e, nenhuma função ou reconhecimento.
    Não poderia haver erro de minha parte, até o dia que "aceitei" a "demissão voluntária".
    Aproveitando-se da minha vulnerabilidade, a chefe-geral mandou que um colega da unidade entrasse no sistema, e fizesse a minha adesão à "Demissão Voluntária" para mim.
    Na unidade onde trabalhara, saíram 9 (nove) colegas. Apenas eu saí doente!

  • Marilia Freitas
    Marilia Freitas Mês atrás

    GLÓRIA A VÓS SENHOR!!
    EXCELENTE HOMILIA!!!
    AMEI!!! 💓